Para você, o que é Esperança?

😊 TEMPO DE LEITURA : 7 MINUTOS Para você, o que é Esperança? Numa semana estou atarefada pensando nas tarefas ministeriais, trab...



😊 TEMPO DE LEITURA: 7 MINUTOS
Para você, o que é Esperança?

Numa semana estou atarefada pensando nas tarefas ministeriais, trabalhos da faculdade, carro quebrado, matéria acumulada, trabalho... E de repente: Coronavírus e quarentena. É incrível como a vida segue de uma maneira e em dias, horas, minutos, tudo muda. Assim como as pessoas que sofrem acidentes, adversidades, perdas e se perguntam: Como isso aconteceu?


A Palavra nos orienta em alguns momentos sobre o amanhã, sobre planejar o futuro, sobre não sermos ansiosos e nos alerta que o porvir não está nas nossas mãos, mas nas Mãos do Senhor:
"Ouçam agora, vocês que dizem: "Hoje ou amanhã iremos para esta ou aquela cidade, passaremos um ano ali, faremos negócios e ganharemos dinheiro". Vocês nem sabem o que lhes acontecerá amanhã! Que é a sua vida? Vocês são como a neblina que aparece por um pouco de tempo e depois se dissipa.Ao invés disso, deveriam dizer: 'Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo'". Tiago 4:13-15


Mas em meio a situações difíceis, tempos sensíveis, pessoas instáveis, circunstâncias adversas, ao que se agarrar? Bem, você provavelmente vai responder instintivamente "a Deus", mas é realmente assim? Quando as coisas estão complicadas é comum ouvirmos de alguém algo como "tenha calma, tenha fé, tudo vai se resolver", certo? O que é fé? A Palavra nos responde: é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem - Hebreus 11:1. Mas e quanto a Esperança? O que é Esperança para você?
Há uns dias, participei de uma live com um grupo de Cristãos da minha Universidade e foi tão edificante, que fiquei meditando sobre ela um tempo depois. No início da ministração, a mediadora nos perguntou o que era esperança para nós. Deveríamos pensar sobre a pergunta e desenhar ou escrever algo que definisse essa palavra para nós. A primeira coisa que pensei é: "Não vou dizer Jesus, seria muito clichê!". Então ouvi um a um, caladinha, esperando para ser a última e ter tido tempo de pensar em algo. Respirei fundo, olhei ao redor e vi o desenho de um sol que eu tinha feito na noite anterior. Lembrei de todas as vezes que precisei recarregar as minhas esperanças e procurei urgentemente olhar o céu, mesmo que pela fresta de uma janela. Eu só pensava em céu, sol, céu, sol, céu, sol... Amanhã! O amanhã é o que me dá esperança. Pronto. Eu tinha a resposta, mas não tinha um porquê. Então quando chegou a minha vez, eu não tinha nada elaborado e disse apenas o que sentia, lhes contando algo pessoal:
"Toda vez que estou passando por algo, eu procuro o céu. Olho pra ele como se olhasse para o Criador nos olhos e então eu digo, digo a Ele tudo o que preciso, e olhar para aquela imensidão azul que não tem fim me acalma. As nuvens se movem, o céu muda de cor, o vento sopra e então respiro fundo e lembro que tudo é transitório, tudo passa e o amanhã existirá, mesmo que eu não esteja mais aqui, ele existirá, pois eu me agarro a uma ideia. A minha ideia é que meu Pai precisou viajar para fazer algo muito importante e precisou me deixar em um lugar, com pessoas que precisaria aprender a amar e a conviver. Então Ele me deixou um manual de instruções e me disse 'Filha, Papai precisa ir resolver algo, mas te deixo um manual com tudo o que você precisa saber para se cuidar até eu voltar. Nele, você pode tirar suas dúvidas sobre tudo e se sentir saudades e quiser me sentir perto, deixei diversas promessas que te fiz com amor'. E é isso que me dá esperança. É saber que meu Pai cuida de mim, que o dia DEle virá e tudo o que causa dor e sofrimento acabará. Estaremos juntos e será lindo!".
E quando acabei de dizer tais coisas, minha voz estava embargada e meus olhos cheios d'água. Não por causa dos tempos tortuosos que estamos vivendo, mas porque fui inundada por um grande amor! Não faço a menor ideia do que você esteja passando, como são as suas lutas diárias e as batalhas internas que você trava. Mas te digo que você não está sozinho, muitos estão passando por situações semelhantes e se os demais conseguem vencer, você também conseguirá! Foi o próprio Cristo, o Deus que veio em forma de homem que se igualou a nós e disse para termos bom ânimo, pois se Ele venceu o mundo, nós também venceríamos. Tremendo, não é? Ele sendo Deus, conhecendo a nossa natureza humana e dizer que podemos vencer como Ele o fez, é pra ler isso e se sentir tipo um super-herói ou heroína!


Bem, apesar de não querer parecer clichê, a verdade é a minha esperança é Cristo e deve ser a esperança que nos move em direção a esse amanhã desconhecido para nós, mas que Ele já está lá, com tudo preparado. A esperança é saber que Ele nos ensinou a importância de esperar, de esperança, pois mesmo após ter morrido, no terceiro dia ele ressuscitou para nos dar vida eterna. Uma bonita prova de que se mantivermos nossa calma, espera e esperança, coisas incríveis virão.



Foi Paulo que nos disse: "E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência, E a paciência a experiência, e a experiência a esperança. E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado." Romanos 5:3-5


E não podemos esquecer que a nossa vida pode até sair dos trilhos de vez quando e também do nosso controle, mas ela continua sob o domínio DAquele que tudo pode: "Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês', diz o Senhor, 'planos de fazê-los prosperar e não de causar dano, planos de dar a vocês esperança e um futuro." Jeremias 29:11

E para você? O que é Esperança?


Medite neste lindo Salmo e recarregue suas energias e renove suas esperanças!



Salmos 33

Cantem de alegria ao Senhor, vocês que são justos; aos que são retos fica bem louvá-lo.
Louvem o Senhor com harpa; ofereçam-lhe música com lira de dez cordas.
Cantem-lhe uma nova canção; toquem com habilidade ao aclamá-lo.
Pois a palavra do Senhor é verdadeira; ele é fiel em tudo o que faz.
Ele ama a justiça e a retidão; a terra está cheia da bondade do Senhor.
Mediante a palavra do Senhor foram feitos os céus, e os corpos celestes, pelo sopro de sua boca.
Ele ajunta as águas do mar num só lugar; das profundezas faz reservatórios.
Toda a terra tema o Senhor; tremam diante dele todos os habitantes do mundo.
Pois ele falou, e tudo se fez; ele ordenou, e tudo surgiu.
O Senhor desfaz os planos das nações e frustra os propósitos dos povos.
Mas os planos do Senhor permanecem para sempre, os propósitos do seu coração, por todas as gerações.
Como é feliz a nação que tem o Senhor como Deus, o povo que ele escolheu para lhe pertencer!
Dos céus olha o Senhor e vê toda a humanidade;
do seu trono ele observa todos os habitantes da terra;
ele, que forma o coração de todos, que conhece tudo o que fazem.
Nenhum rei se salva pelo tamanho do seu exército; nenhum guerreiro escapa por sua grande força.
O cavalo é vã esperança de vitória; apesar da sua grande força, é incapaz de salvar.
Mas o Senhor protege aqueles que o temem, e os que firmam a esperança no seu amor,
para livrá-los da morte e garantir-lhes vida, mesmo em tempos de fome.
Nossa esperança está no Senhor; ele é o nosso auxílio e a nossa proteção.
Nele se alegra o nosso coração, pois confiamos no seu santo nome.
Esteja sobre nós o teu amor, Senhor, como está em ti a nossa esperança."


Amém? AMÉM!  Graça e Paz
          

You Might Also Like

0 comentários

Obrigado por comentar!
Que você seja morada do Espírito Santo!