E quando uma fase demora a passar?

A dureza de ter que aguentar... 😊  TEMPO DE LEITURA:    8 MINUTOS 18/10/2022 São tantas situações, tantos enfrentamentos que uma hora parec...



A dureza de ter que aguentar...

😊 TEMPO DE LEITURA:  8 MINUTOS

18/10/2022
São tantas situações, tantos enfrentamentos que uma hora parece que chegamos ao nosso limite. Mas e quando o que achamos ter sido o nosso limite, de fato é superado por algo muito mais intenso? Já ouviu a frase “Parabéns, você sobreviveu aos seus piores dias”? É bem isso. É como mudar de fase em um jogo, mas nunca fica mais fácil. Por que?

Há uns dias, estava preparando o estudo devocional do Ministério Jovem na qual sou líder e quis levar uma dinâmica para ilustrar sobre escolhas e processos. Peguei então o exemplo da metamorfose que a lagarta passa para se tornar Borboleta. Apesar de saber que a maioria teria um mínimo de noção de como é essa transformação, estudar sobre esse processo me deixou muito pensativa, principalmente nas diversas formas que podemos usar para ilustrar tantos momentos da vida. Olha que interessante:

A Borboletinha coloca milhares de ovos, quase 10.000. Ela não coloca todos em um único lugar, mas em partes diferentes da planta que ela escolheu para suas crias. E detalhe, também não é qualquer planta, mas uma bem específica, pois após o ovo eclodir, a larva bebê vai se alimentar dela. Outro aspecto interessante, é que a mamãe borboleta não coloca os ovos de qualquer maneira, mas escolhe estrategicamente as partes da planta que poderão camuflar os ovos e impedir a aproximação de predadores. O tempo para os ovos eclodirem ("chocarem"), leva cerca de de 3 a 4 semanas.

No período larval, ela permanece como lagarta por até 9 meses e dentro desse tempo, seu pequeno corpinho passa por diversas transformações. Ela é capaz de mudar o exoesqueleto (sabe aquela “pele” que sai do corpo e que notamos quando um bicho faz a sua troca?) por até 4 vezes. Depois, ela mesma vai juntando pedaços de folhas e até da própria seda para montar o seu casulo, onde ela ficará totalmente encolhida, quase que imóvel e sem sair dali por até 30 dias. Nesse tempo, muitas coisas estão acontecendo com a larvinha que vai se tornar Borboleta, como por exemplo, alguns membros e órgãos estão deixando de existir e outros estão se formando. Talvez não seja doloroso, mas acredito que como todo processo de transformação, deve ser um tanto incômodo. Quando está na hora de sair do casulo, a Borboleta vai rompendo-o com a cabeça pouco a pouco e estando totalmente fora, ela não levanta voo imediatamente, mas aguarda bem quietinha por 3 a 4 horas! Esse tempo é necessário para que todos os fluidos sejam enviados aos órgãos necessários e ela possa viver a sua fase adulta. Após a metamorfose, algumas espécies de Borboletinhas vão sair do casulo, acasalar, pôr ovos e morrer em até 24h, ou seja, vivem a sua fase Borboleta por apenas 1 dia. Algumas, levaram quase 1 ano em todo o seu processo até virar borboleta, para após a transformação viver apenas 1 único dia.

Suporte o processo!

É ou não é um estudo que podemos trazer diversos aprendizados para a nossa vida? Para nós, que temos uma vida que dura média de anos, menosprezamos o tempo que leva cada fase da larva até borboleta, mas se olharmos de uma outra maneira, perceberemos que cada etapa levou um tempo longo para um inseto, mas necessário para que ela se tornasse evoluída. Ela nasceu e renasceu. Ela evoluiu. E sua fase adulta é curta porque todas as outras fases que ela precisou passar, foram cumpridas. Os seus processos a fizeram criar asas e voar. A borboleta não passa por todo essas etapas à toa. É essencial que a lagarta se torne borboleta, pois ela é um importante polinizador, ou seja, são através de animais polinizadores que temos flores, plantas, alimentos… E o quanto precisamos das plantas? São através delas que obtemos alimentação, medicamentos, insumos para a fabricação de móveis, objetos, tecnologia… Um mundo atrás de um simples inseto polinizador com asas esplendorosas! Para concluirmos a transformação da larva em borboleta, importa dizer que há um propósito muito maior do que ela por detrás de seu processo.

Suportar os nossos processos não é fácil, não é simples, não é indolor. Mas manter a calma e acreditar que nenhuma dor é sem motivo, demonstra confiança NAquele que pode todas as coisas. Ele tem o nosso futuro em Suas Mãos, o meu e o seu. Ele é quem diz “Muitas são as dores dos ímpios, mas a bondade do Senhor protege quem NEle confia” - Salmo 32:10. “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente no momento da angústia” - Salmo 46:1.

Sabe aquela pessoa que desaparece quando você mais precisa? Deus não é assim, pelo contrário, Ele quer que você o convide para os seus enfrentamentos. Ele não quer que você se sinta só. O Senhor quer te lembrar que a vida é composta por processos, mas se você quiser, Ele estará ao seu lado em todos.

E se você está tomado de alguma incerteza nesse momento, quanto à isso, eis que Ele te diz:

"Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração" - Jeremias 29:13.

"Clame a mim e eu responderei e direi a você coisas grandiosas e insondáveis que você não conhece". - Jeremias 33:3.

"Quer você se volte para a direita quer para a esquerda, uma voz nas suas costas dirá a você: 'Este é o caminho; siga-o'". - Isaías 30:21.


E por fim...

“Ele clamará a mim, e eu lhe darei resposta, e na adversidade estarei com ele; vou livrá-lo e cobri-lo de honra. Vida longa eu lhe darei, e lhe mostrarei a minha salvação." -

Salmo 91:15-16.

Você já é nascido, não importa quantas vezes precise trocar sua “pele”, fazer ou refazer seu casulo. Renasça quantas vezes for necessário, mas lembre-se que para lançar o seu voo e alcançar o seu propósito, só é possível com Aquele que fez grandiosamente todas as coisas, do ovo à borboleta. Do ovócito à você! E falando em voo, em asas, "Quão preciosa é, ó Deus, a tua benignidade! E por isso os filhos dos homens se abrigam à sombra das tuas asas" - Salmo 36:7.

Recorra a Deus em seu processo, sabendo que há tempo para todas as coisas, como está descrito em

 Eclesiastes 3:

“Para tudo há uma ocasião certa; há um tempo certo para cada propósito debaixo do céu: Tempo de nascer e tempo de morrer, tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou, tempo de matar e tempo de curar, tempo de derrubar e tempo de construir, tempo de chorar e tempo de rir, tempo de prantear e tempo de dançar, tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntá-las, tempo de abraçar e tempo de se conter, tempo de procurar e tempo de desistir, tempo de guardar e tempo de jogar fora, tempo de rasgar e tempo de costurar ,tempo de calar e tempo de falar, tempo de amar e tempo de odiar, tempo de lutar e tempo de viver em paz."

Viva com sabedoria os seus processos, pois tudo passa e de maneira veloz.

Fique com essa palavra. Graça e Paz!

JÁ SEGUE A NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM?
SIGA-NOS! CLIQUE AQUI 

You Might Also Like

0 comentários

Obrigado por comentar!
Que você seja morada do Espírito Santo!